Ciclovias e segurança no trânsito para ciclistas



"Nossa, uma ciclovia dessas é tudo que a minha cidade precisa." Pensamentos como estes podem não estar certos. Será mesmo que uma ciclovia seria a solução para melhorar o trânsito e diminuir os acidentes envolvendo ciclistas na sua região? Quem nos tira essa essa dúvida é o pessoal da Escola de Bicicleta (www.escoladebicicleta.com.br), vamos à resposta:

"As ciclovias exercem um grande fascínio sobre a população em geral, em especial nos ciclistas leigos. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.

Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partilhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranqüilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias.

A matemática é simples: a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas praticamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento.

Mas há outros fatores a ponderar antes de optar pela ciclovia. Para criar uma via apropriada é necessário tirar espaço de alguém, seja dos veículos motorizados ou até mesmo dos pedestres, o que faz com que processo de implementação seja realizado no mínimo com alguma espécie de atrito.

Ciclovia é sempre a opção mais complicada de ser implementada e a mais cara. Os custos de sua manutenção também devem ser levados em consideração ou então o dinheiro investido será jogado no lixo. "

Três dados importantes sobre os acidentes envolvendo ciclistas:
1- Praticamente todos os acidentes (95% - UNESCO) envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos.
2- Mais de 50% dos acidentes envolvendo bicicletas têm como responsável o próprio ciclista.
3- Mais da metade das mortes de ciclistas é resultado de colisão frontal.


A forma técnica mais eficiente para diminuir o alto índice de acidentes envolvendo ciclistas em esquinas, é através de sinalização vertical, horizontal e semafórica, e de pequenas canalizações para bicicletas, quando necessárias.

(A ciclovia mostrada na foto fica na rua Dunsmuir Street, região central de Vancouver, Canada.)

Postagens mais visitadas