Como se proteger durante o Apocalipse

Em primeiro lugar ninguém seria capaz de se proteger de um verdadeiro apocalipse. Mas estamos constantemente sujeitos a grandes catástrofes. Por isso criar essa postagem para ajudar as pessoas a se prevenirem das tragédias que o futuro nos reserva. 
Uma das coisas mais importantes  para a nossa vida hoje em dia é a energia elétrica, que somos privados sempre durante as catástrofes. Não podemos viver hoje em dia sem energia elétrica. Por isso a manivela. Pilhas e baterias mais cedo ou mais tarde acabam e isso se torna um grande trastorno. Imagine você num local escuro e a única coisa de que dispõe é de uma simples lanterna e sua luminosidade se extingue. O que fazer? Outra coisa muito importante é a informação. Não vivemos sem ela. um rádio é um grande amigo nessa hora "já senti isso na pele!!!". Ele nos guia na hora de saber qual rumo tomar "guarnecer em casa ou procurar recursos". E uma noite "de medo" às escuras ninguém merece.

Já vi reportagens onde as pessoas fazem uso de rádios como esse no qual há saída para carregar celular.

A comunicação costumamos perder em situações extremas por isso recomendo o uso de walkie talkie "mesmo de briquedo" são muito úteis.
Falta de comunicação com pessoas próximas pode ser desesperador.

Uma das coisas mais importantes para nossa sobrevivência sem dúvida é a água que pode ser facilmente armazenada em toneis onde pode-se adicionar produtos para sua purificação. E não devemos esquecer dos alimentos. Uma das primeiras coisas que perdemos são os alimentos "por falta da refrigeração das geladeiras ou pelo fato de não poder cozinhar por falta de eletricidade ou de gás" por isso precisamos ter sempre em casa alimentos enlatados, em conserva e desidratados, de preferência que não seja preciso cozinhar. Lembre-se: isso faz uma grande diferença. Utilize garrafas PET para armazenar água, elas são baratas e fáceis de encontrar.
Como no nosso cotidiano estamos sujeitos a acidentes podemos nos acidentar em situações extremas e boa partes das vezes sem nenhum auxilio médico. Por isso é bom ter sempre um  kit de primeiros socorros.
E de preferência um guia de primeiros socorros.

A questão aqui não é se proteger de um possível Armagedom mais sim de uma provável situação extrema. Sempre estamos sujeitos a ela.

Veja as dicas do FEMA:

ÁGUA:
» 3 litros de água por dia para cada pessoa, será usado para consumo e higiene.
» Crianças, Mulheres Lactantes e pessoas doentes podem precisar de mais água.
» Se você vive em um clima quente mais água pode ser necessária.
» Armazenar água em recipientes de plástico bem limpo, como garrafas de refrigerantes.
» Manter pelo menos um de três dias de fornecimento de água por pessoa.

ALIMENTOS:
» Estoque, pelo menos, um período de três dias de fornecimento de alimentos não-perecíveis.
» Escolha alimentos que não necessitem de refrigeração, preparação ou cozimento usando pouca ou nenhuma água.
» Tenha consigo um pacote com um abridor de latas manual e utensílios de cozinha como talheres e facas.
» Evitar alimentos salgados, pois o sal fará você sentir sede e beber mais água do que o necessário.
» Escolha alimentos sua família queira comer, tais como:
* Carnes enlatadas pré-cozidas,
* Legumes
* Barras de proteína
* Cereais ou granola
* Creme de amendoim
* Frutas Tropicais
* Frutas secas
* Biscoitos
* Barras de Chocolate
* Sucos em caixinha ou garrafas de suco concetrado
* Leite Pasteurizado, longa-vida, de caixinha.
* Alimentos ricos em energia
* Vitaminas
* Alimentos para bebês

COMUNICAÇÃO E ILUMINAÇÃO:
» Ao menos um par de rádios tipo "walk-talkies".
» Um rádio AM/FM
» Telefone Celular (caso funcionem, claro.)
» Lanternas
» Baterias e Pilhas Recarregáveis
» Recarregador de Baterias Manual ou Solar.
» Apitos de Sopro

PRIMEIROS SOCORROS:
Em qualquer emergência um membro da família ou você mesmo pode se cortar, queimar ou machucar-se. Ter em mãos um kit básico de primeiros socorros permitirá ajudar os seus entes queridos quando são feridos. Lembre-se, muitas lesões não são fatais e não requerem atenção médica imediata. Conhecer a forma de tratar pequenas lesões podem fazer a diferença em uma emergência. Considere fazer um curso de primeiros socorros, mas simplesmente ter em mãos as coisas a seguir pode ajudá-lo a parar de sangrar, prevenir infecções e ajudar na descontaminação.
» Dois pares de luvas esterilizadas de latex (ou outro, se você for alérgico ao látex).
» Curativos estéreis para parar o sangramento. Faixas e aqueles pacotinhos de Gaze Estéril.
» Agente de Limpeza / sabão e sabonetes bactericidas para desinfetar.
» Pomada antibiótica para evitar infecção.
» Pomadas para queimadura.
» Band-Aids em uma variedade de tamanhos.
» Alguns rolos de esparadrapo
» Solução para lavagem dos olhos para lavar os olhos ou como descontaminante geral.
» 2 Termômetros
» Medicamentos de uso diário, como a insulina, medicamentos para o coração, pressão-alta, taxa de glicose e inaladores para asma. Periodicamente, renove o Kit, de acordo com as datas
de validade dos medicamentos.
» Aspirina e analgésicos
» Medicação Anti-diarréica
» Antiácidos (para dor de estômago)
» Laxante
» Tesoura
» Pinças
» Tubo de vaselina ou outro lubrificante

HIGIENE E SANITIZAÇÃO:
» Lenços umedecidos,
» Papel Higiênico
» Produtos de Higiene Pessoal (Sabonete, Creme Dental, Escovas)
» Sacos de lixo

AR PURO:
Algumas emergências potenciais podem causar contaminação microscópica do ar. Inundações, por exemplo, podem criar mofo no ar e estes podem deixá-lo doente. Uma explosão pode liberar compostos que causem danos aos pulmões. Um ataque terrorista usando armas químicas ou biológicas pode liberar os germes que, se inalado ou absorvido através de feridas abertas, podem fazê-lo adoecer. Muitos desses agentes são perigosos apenas, se entrar em seu organismo, então é importante pensar em criar uma barreira entre você e a área de contaminação.

Protegendo o Nariz e a Boca:
Máscaras de beleza ou de material denso, como malha de algodão, cobrem confortavelmente o nariz ea boca e é especialmente adequado para cada membro da família. Faça o que puder para garantir o melhor ajuste possível para as crianças. Esteja preparado para improvisar com o que você tem em mãos para proteger seu nariz, boca, olhos e cortes em sua pele. Qualquer coisa que se encaixa confortavelmente sobre seu nariz e boca, incluindo qualquer material denso tecido de algodão, pode ajudar a filtrar contaminantes em uma emergência. É muito importante que a maior parte do ar que você respira venha através da máscara ou pano, não em torno dela. Existe uma grande variedade de máscaras disponíveis em lojas de material industrial, que contêm filtros para micropartículas. Pense em ter ao menos uma dúzia destas para cada pessoa que se abrigar com você. Lembre-se, entretando, que mesmo as máscaras de microfiltragem, não são ideais para casos de contaminação química. Ainda é melhor do que nada, mas é altamente recomendável que evite expor-se aos ambientes contaminados.

Abrigos Improvisados:
Há circunstâncias em que será preciso criar uma barreira e permanecer completamente isolado do ambiente exterior, potencialmente contaminado. Esse é o chamado "shelter-in-place" e pode ser determinante para sua sobrevivência. É construído rapidamente, colocando-se fitas adesivas e plásticos em janelas, portas e saídas de ar, selando o ambiente do exterior. Considere o pré-corte e etiquetagem desses materiais. Qualquer coisa que você puder fazer com antecedência será determinante e poupará seu tempo quando isso realmente contar. Utilizar as informações disponíveis para avaliar a situação. Se você ver uma grande quantidade de detritos no ar, ou se as autoridades locais dizem que o ar está muito contaminado, crie uma segunda área selada em sua casa, se isso for possível, em algum cômodo mais interno. Geralmente os corredores de circulação ficam mais afastados de janelas e com uma dupla selagem, se tornarão os lugares mais seguros de seu abrigo. Importante considerar o seguinte: Se você precisar ficar preso e isolado num lugar selado durante 3 dias, você e as pessoas que lhe acompanham terão problemas com a contaminação do ar interior com excesso de CO². O recomendado, é que seja colocado numa de suas janelas, o vitro do banheiro, por exemplo, um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air Filtration).
Estes filtros altamente eficientes têm microporos que podem capturar partículas muito pequenas, incluindo alguns agentes biológicos. Uma vez presos dentro de um filtro HEPA esses agentes contaminantes não entrarão em seu organismo e não irão deixá-lo doente. PORÈM, esses filtros sejam excelentes em filtragem de poeira, mofo, fumaça, agentes biológicos e outros contaminantes, eles não vão parar de gases químicos. Avalie a situação e faça sua melhor escolha.

OUTRAS COISAS IMPORTANTES DO SEU KIT:
» Rolos de Fita Adesiva
» Plásticos pré-cortados de acordo com as medidas de janelas, portas externas e saídas de ar.
» Jogo de Ferramentas, Alicates e Chaves
» Mapas Locais
» Documentos Pessoais de Identificação e Dinheiro, ambos em sacos impermeáveis, devidamente protegidos.
» Um livro sobre Primeiros Socorros.
» Um Guia de Sobrevivência (disponível para download)
» Sacos de Dormir ou Cobertores para todas as pessoas abrigadas
» Algumas Roupas.
» Sapatos Resistentes, preferencialmente botas de camping ou coturnos.
» Cloro e conta-gotas (9 partes de água por 1 de Cloro para desinfetar e 16 gotas por litro para purificar a água.)
» Extintor de Incêndio
» Copos, Pratos e Toalhas de Papel.
» Utensílios de Plástico
» Papel e Lápis

Dicas da NASA:

1. Para sair do escritório: tenha barras de cereais, água, medicamentos, sapatos confortáveis e algumas coisas que lhe permitam aguentar algum tempo.

2. Em casa: tenha um estoque para sete dias. Garrafas de água, comida fácil de preparar e outras coisas que você precise em caso de ruptura prolongada dos serviços públicos. Dê atenção extra para lanternas e pilhas, rádio portátil, aquecimento auxiliar e algo com que cozinhar os alimentos. Tenha ferramentas para consertos de emergência.

3. No carro: deve-se ter sempre pelo menos metade do tanque com combustível. Certifique-se de que os níveis de óleo estejam bons e a pressão dos pneus correta.

4. Kit de emergência portátil: deverá conter cobertores, jogos para as crianças, bastante água engarrafada e barras de cereais.

Planeje como entrar em contato com sua família, caso estejam separados. Desenvolva seus planos.

1. Tenha um contato fora do Estado em que você mora. Informações atuais e confiáveis não estarão necessariamente disponíveis, então, use seu bom senso para avaliar a situação e, quando possível, acompanhe as notícias na TV, rádio e internet.

2. Se for necessário abrigar-se em casa: (a) feche as portas, janelas e aberturas; (b) desligue ventiladores, ar condicionado e aquecimento; (c) leve seu saco de emergência e vá para uma peça fechada com tão poucas janelas quanto possível.

3. As circunstâncias podem fazer com que você tenha que deixar sua casa urgentemente:

- Escolha vários destinos em diferentes direções.
- Mas, primeiro, esteja pronto para se encontrar numa casa ou em outro lugar num local pré-determinado fora do seu bairro.
- Desligue a água e o gás.
- Tenha rotas de evacuação alternativas, especialmente se você não tiver carro; informe-se sobre outros meios de transporte.
- Leve seu saco de emergência e feche a porta à chave.
- Lembre-se de que o tanque de combustível deve estar pelo menos pela metade.
- Leve seus animais de estimação, mas lembre-se de que nos centros de acolhimento são aceitos apenas os animais de “serviço”.
- Ligue ou mande um e-mail para seu contato fora do Estado; dê-lhe seu destino e rota.

Você desenvolveu seu plano, está na hora de aplicá-lo.

Missão de Segurança – prepare-se: prepare a lista dos seus equipamentos de emergência. Confira o que você tem e compre o que precisa. Quando possível, pegue suplementos como pilhas; alguns itens essenciais poderão não estar disponíveis no seu local de destino. Não espere, vá às compras hoje. A segurança da sua família pode depender disso. É claro que nenhum plano funcionará se as pessoas não souberem seu papel: para onde vou, quem vou encontrar, etc. Garantir que todos saibam o que fazer em qualquer cenário.

Inicie – ponha o seu plano em prática: como os astronautas que reveem e repetem várias vezes o que devem fazer, você precisa praticar e ensaiar seu plano familiar até que se torne naturalmente familiarizado com ele. Para que todos estejam prontos, faça exercícios todos os meses. Se o inesperado acontecer, todos ficarão felizes por você ter pensado e planejado.

Então, lembre-se:

1. Antes da fuga – faça um inventário
2. Missão – desenvolver seus planos
3. Missão de segurança – prepare-se
4. Inicie – ponha seu plano em prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário