Resenha: Paixão por Vencer - A Bíblia do Sucesso / Jack Welch e Suzy Welch


Jack Welch transformou o faturamento da G.E. de Us$ 25 bilhões para Us$ 130 bilhões durante sua gestão, utilizando uma metodologia simples e certeira. Em seu livro “Paixão por Vencer – A bíblia do Sucesso”- escrito em parceria com sua esposa, Suzy Welch - ele esboça a receita de seu sucesso de uma maneira didática em um texto leve. A obra não traz nenhuma ideia única ou inovadora e talvez isso torne a leitura surpreendente, já que a sutileza de sua visão de negócios é o que transforma esse livro em um excelente manual de como gerir e vencer.
Nos primeiros instantes, os autores se preocupam em esclarecer o que é missão,sendo esta a direção na qual a empresa deve seguir, e o que são valores, ou seja, os princípios que a levará ao seu destino. Essas definições são imprescindíveis para que se possa traçar estratégias e direcionar os esforços no ponto correto, caso contrário, épossível se perder em meio às tomadas de decisão.
Jack e Suzy ressaltam que a diferenciação dos funcionários é de extrema importância para os negócios, uma vez que o material humano é o que move uma empresa. Identificar e gerir os diferentes grupos de uma organização é apontar os funcionários com desempenho superior, mediano e aqueles que estão abaixo do esperado. Bonificar, qualificar e punir se torna algo justo quando os grupos estão identificados e isso fortifica uma organização.
Não existe uma fórmula única para o sucesso e diferentes tipos de liderança podem alcançar os objetivos traçados, mas algumas regras são necessárias para que a equipe tenha força e vontade de continuar vencendo. O livro ressalta algumas dessas regras na liderança, tais como: a otimização da equipe, a capacidade de fazer com que todos “vivam” e “respirem” o objetivo, a coragem para tomar decisões difíceis, a influência, a confiança, a curiosidade e o exemplo. Essas são regras que, mesmo já abordadas por outros autores, são ressaltadas no livro de uma maneira de fácil entendimento, o que diferencia esta obra de outras de mesma natureza.
Se o componente humano é tão vital para a empresa, por que o setor de R.H. não participaria das decisões importantes da companhia? O manual trata deste tema e mostra como otimizar a gestão de pessoas, como bonificar e os termos que tornam a demissão algo menos complexo. Os momentos de crise também são discutidos, absorvidos e superados.
E por fim, os autores abordam o desenvolvimento de carreira, cabendo ao indivíduo avaliar a situação para decidir se quer fazer parte de tal empreendimento e a melhor maneira de lidar com as oportunidades que lhe são propostas.
A intitulação “A Bíblia do Sucesso” utilizada é um termo um tanto quanto sensacionalista, feito para atrair público e aumentar as vendas. Mas após a leitura é constatado que a obra faz jus ao título, justamente pela simplicidade com que são tratados temas relevantes que parecem ser tão complexos.

Comentários

Postagens mais visitadas