Quanto Custa um Carro no Brasil?

Quando eu era adolescente tinha o sonho de ter meu próprio carro, mas meus pais não tinham dinheiro para me dar um e tive que trabalhar muito até juntar o dinheiro suficiente para ter meu primeiro carro. Com o dinheiro no bolso (na verdade estava no banco) comecei a pesquisar carros e me indicaram um Gol 1.0. Daí, sentei em frente ao meu computador, abri uma planilha do Excel e comecei a fazer alguns cálculos para ver se valeria a pena comprar meu carro naquele momento. E foi naquele momento que vi o sonho de ter um carro se tornar um pesadelo!!!! Vamos conversar sobre esse cálculo, mas primeiro vamos esclarecer algumas coisas, tá bom? Então tá bom!
Tem uma frase que a gente escuta muito que é "carro não é investimento". Mas isso depende! Se você precisa percorrer grandes distâncias com frequência e não tem disponibilidade de uber, trens e metrôs, talvez ter um carro seja mais econômico. Mas eu chutaria que em mais de 60% dos casos manter um carro é jogar dinheiro no lixo e você deveria rever seu conceito. Afinal de contas, quando compramos um carro existem vários outros valores que devemos somar, como IPVA, multas, combustível e mais. Vamos aos cálculos:
Nessa simulação vamos calcular quanto custa manter um carro de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) por ano.
-Depreciação média/ano de 10%: R$ 4.000,00
-Seguro Obrigatório e licenciamento: R$ 172,00
-Seguro: R$ 1.350,00 / ano
-IPVA: R$ 1.600,00 /ano
-Multas: R$: 300,00 / ano
-Estacionamento: R$ 380,00 / mês
-Manutenção: R$: 120,00 / mês
-Combustível para uma média de 30 km/dia com a gasolina por R$3,80: R$ 460,00 / mês
Total dos custos anuais: R$ 18.942,00
Se você optar por um financiamento desse mesmo carro dividindo em 36 parcelas com uma entrada de R$ 5.000,00 e taxa de juros do financiamento de 2.8% ao mês, você pagaria um total de R$ 58.800,00. E levando em consideração que você é uma pessoa que troca seu carro de três em três anos, some ao total de custos anuais do veículo mais R$ 19.600,00 totalizando: R$ 38.542,00/ano.
Se você fizesse esse mesmo trajeto de táxi o valor seria de R$ 24.000,00/ano, de Uber você pagaria cerca de R$ 16.500,00/ano e de transporte público seria de aproximadamente R$ 2.500,00.
Agora imagine se você optar por morar mais próximo do trabalho, ou se juntar com outras pessoas que fazem o mesmo trajeto que o seu para buscarem outras opções, como contratar serviços de transporte particular, pagando um valor mensal? Estamos em 2017! Saber dirigir, em muitos casos, não é mais necessário e a tendência é que com o passar dos anos seja cada vez menos. Repense seus conceitos! Repense sua rotina! Repense!
E aí? Você realmente precisa de um carro?
______________________________________________________________________
Se você leu até aqui, não esqueça de curtir, de compartilhar e deixa aqui nos comentários sua sugestão ou dúvida que irei ler e responder com o maior carinho.

Postagens mais visitadas