Google Earth e suas possibilidades

Em Junho de 2015 comecei a trabalhar no maior terminal de gás da América Latina com fiscalização de contratos facilities. Entre as minhas incumbências estava a de medir a metragem feita pela contratada de áreas verdes, ou seja, saber quantos metros quadrados a empresa fazia mensalmente de corte de grama, monda, capina, jardinagem e varrição. Pedi uma licença de AutoCAD para minha gerência e me informaram que só seria possível dentro de 4 ou 6 meses.
Passei duas semanas precisando medir área por área que a contratada executava, usando uma trena de 100m, e não daria para esperar até dezembro para criar uma planta com as áreas verdes do terminal. Daí veio a ideia de usar o Google Earth para tirar as medidas, e com isso criei o seguinte método:
As partes executadas eram medidas por satélite, e em locais mais delicados precisava-se checar o ponto pessoalmente.  As cores representavam os diferentes tipos de serviço. Exemplo: Azul - monda em área de brita / Vermelho - capina em solo sem cobertura / Marrom - monda em junta de dilatação e varrição. 

A ideia foi simples e funcionou perfeitamente, mas havia um potencial maior naquilo e explorei mais um pouco:
Dividi o terminal em áreas e cada cor era sua representação contendo a metragem quadrada dos serviços da respectiva área. A medição desse contrato ficou fácil a partir de agora, mas o programa ainda podia me ajudar em outras tarefas.

Passei a usá-lo também para o controle de profilaxia, marcando nos pontos onde havia infestação de marimbondos, abelhas, formigas, cupins e afins. Agora não precisava acompanhar a contratada e mostrar onde havia criado um enxame de abelhas no meio do pátio industrial, por exemplo. Bastava marcar no mapa, anexar a foto e ela já sabia onde e como deveria atuar.
Mas havia outras funções que poderiam ser melhoradas com a ajuda do sistema, e então pensei: E se recriasse o mapa do terminal dentro do programa e colocasse informações como os ramais referentes às pessoas de cada local (afinal, perdíamos muito tempo buscando ramais e chaves das outras gerências que constantemente precisávamos de ligar)? Podia também informar serviços pendentes nos prédios e materiais a comprar. Então:
Pode parecer que perdi muito tempo fazendo isso, mas foi exatamente ao contrário. O programa tem uma interface muito simples e foi rápido criar tudo isso. Ganhei agilidade no atendimento e tudo isso sem gastar nem um centavo, porque o programa é grátis e roda em qualquer computador. 

Usamos o programa também para o contrato de ônibus, através do qual traçamos a rota que ele deveria seguir com horário e nome da pessoa que ele devia pegar em cada ponto, mas não colocarei a imagem aqui porque seria exposição desnecessária dos colaboradores.
Depois de alguns meses finalmente minha licença de AutoCAD chegou e pude aprimorar as plantas conforme desejava, mas quebrou um "sr. galho" durante muito tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas