Como construir uma casa na árvore


-Como construir uma casa na árvore-
Desde criancinha sempre gostei muito de construir coisas (talvez por isso tenha escolhido a engenharia civil) e me lembro que quando tinha entre 9 e 11 anos construí uma casinha na árvore em cima da jabuticabeira. Apresentava segurança nenhuma, mas eu e meus amigos conseguíamos ficar em cima dela rsrs

Mas aquele velho sonho de ter uma casinha na árvore que toda criança sempre teve acabou crescendo junto com elas e tomou aspectos residenciais, coisa de gente grande. Morar na árvore vem se tornando cada vez mais comum, não é difícil encontrar "casinhas" suspensas por troncos e galhos. Pensando nisso o pessoal do 'Morar Bem' pediu algumas dicas para Ricardo Brunelli, especialista no assunto, que atualmente comanda a 'Casa na Árvore' , empresa voltada para a construção deste modelo de habitação. Veja as dicas do empresário:

"1 - O primeiro passo é escolher o número de árvores, pois algumas construções podem ocupar até três árvores. Pense em quem irá usar esta moradia, se adultos ou crianças. Casas nas árvores para os pequenos podem ficar bem próximas ao solo, numa altura mínima de 30 centímetros. A árvore perfeita para uma casa não deve ser muito nova, nem muito velha, além de saudável. Figueiras e eucaliptos são boas escolhas. Além disso, o diâmetro do tronco precisa ser algo próximo de 80 centímetros, pelo menos. Evite também as árvores com raízes curtas ou plantadas em um declive.

2 - Quando escolher a árvore, observe a altura, os galhos, a idade e o seu estado de saúde. Árvores doentes ou danificadas são instáveis, não oferecem durabilidade, nem segurança. As árvores podem apresentar doenças nas raízes (no nível do solo ou do subsolo), no tronco ou no durame. Outros sinais da instabilidade são as possibilidades de queda de raios ou de ventanias.

3 - Se as árvores naturalmente balançam com o vento, e sua casa também balançará. Com o design e construção apropriados, a estrutura irá sobreviver aos ventos fortes. Se você reside em uma área onde os ventos podem ser perigosos, especialistas recomendam que a casa seja construída na sua parte inferior, para minimizar potenciais danos.

4 - As casas podem ser feitas de madeira de lei, demolição ou de reflorestamento. Devem ser usados materiais que resistam às intempéries. Já na escada que dá acesso ao imóvel podem ser utilizadas pedras. As telhas devem ser impermeáveis e de forte resistência.

5 - A casa construída para adultos pode ficar a uma altura do solo que varia entre 10 metros e 23 metros. Já o tamanho do imóvel pode ser entre 70 metros quadrados e 450 metros quadrados. O tempo de construção é lento. Uma casa de 100 metros quadrados leva, em média, oito meses para ficar pronta.

6 - O preço de um imóvel na árvore varia. O custo médio do metro quadrado gira em torno de R$ 2 mil. No entanto, se o local de construção for de difícil acesso, o valor e o tempo de construção podem ser maiores."


Comentários

Postagens mais visitadas