Alimentos gordurosos podem reduzir cerca de 40% dos espermatozoides




Uma alimentação rica em gorduras saturadas, além dos problemas cardíacos associados, pode reduzir a contagem dos espermatozoides.
  A pesquisa é de cientistas dinamarqueses. Eles descobriram que homens que comiam muita gordura possuíam um baixo índice de espermatozoides. Além disso, os espermatozoides encontrados não eram de boa qualidade.
Os estudos mostram evidências de que o nível de espermatozoides está diminuindo em homens de países ocidentais, em uma queda progressiva nos últimos 60 anos.
O estudo é importante para casais que enfrentam problemas de fertilidade. A equipe do Rigshospitalet, em Copenhague, analisou 701 jovens dinamarqueses em idade militar, 20 anos, entre os anos de 2008 e 2010.
  Os participantes não buscavam por tratamentos de fertilização, ao contrário de estudos anteriores que analisavam apenas pacientes que procuravam ajuda em consultórios.
Todos foram questionados sobre o tipo de alimentação que tiveram 3 meses antes do início dos estudos. Homens que consumiam menos gorduras saturadas mantiveram suas concentrações normais, ao contrário dos participantes que comiam gorduras, sofrendo uma grande queda na concentração espermática e na contagem total.
Tina Jensen, principal autora do estudo, declarou à Reuters: “Nós não podemos dizer que a gordura tenha um efeito causal, mas acho que outros estudos têm mostrado que a ingestão de gordura saturada tem uma conexão com outros problemas e agora também na contagem dos espermatozoides”.
As gorduras saturadas são encontradas facilmente em manteigas, alimentos processados ou fritos, produtos com óleo hidrogenado, etc. Esses alimentos, além de aumentar os níveis de colesterol no sangue, contribuem significativamente para riscos de doenças cardíacas.


Seguidores