Quer criar um blog? - 9 itens que não pode faltar


Itens130Há algumas partes ou elementos que todo blog deveria ter. A ausência de cada um deles causará prejuízos ao seu blog, em maior ou menor escala. Isso pode significar desde a perda de visualizações que você poderia ter ou até mesmo a perda de um visitante que nunca mais voltará ao seu blog. Veja neste artigo quais são esses elementos e avalie se o seu blog possui todos eles.


Introdução

Quando eu visito um blog, há elementos cuja ausência me incomoda. O que mostrarei neste artigo são os elementos que eu considero essenciais para todo blog, mostrando o que sua ausência causa e também apontando onde você poderá obtê-los. Minha intenção é auxiliá-lo a tornar seu blog mais completo.
Não falarei neste artigo sobre o conteúdo em si (este sim o elemento mais importante de um blog), mas de outras partes que o complementam.

1. Caixa de pesquisa

coisas1Ter uma caixa de pesquisa em seu blog é essencial. Sem ela, é impossível - ou pelo menos, muito difícil - que seu visitante encontre o que ele procura em seu blog. Você pode até ter um ou mais artigos que interessem a ele, mas ele nunca saberá.
Colocar uma caixa de pesquisa em seu blog é muito simples:
  • Se você está no Blogger, basta adicionar o gadget “Caixa de pesquisa”, que adicionará a busca personalizada do Google em seu blog.
  • Se estiver em outra plataforma, você pode utilizar o “Custom Search”, que apresentei no artigo Google Web Elements.

2. Formulário de contato

coisas2Outro elemento importante para todo blog é um formulário de contato. Por diversas vezes já me vi na difícil situação em que preciso entrar em contato com o proprietário do blog e não há nenhuma forma para isso. Pode ser para fazer um convite, solicitar uma informação, indicar uma correção e muitas outras situações. E nem sempre a área de comentários dos artigos é o local correto para isso.

3. Página “Sobre”

coisas3Este é outro elemento que faz falta em muitos blogs. É importantíssimo ter uma página em seu blog explicando quem você é e qual o objetivo do seu blog. É natural que as pessoas queiram saber mais sobre você, sua experiência, o que o levou a criar o blog. E também é natural elas quererem saber mais sobre seu blog, a história dele, o que ele já obteve. Veja como exemplominha página sobre mim e o Gerenciando Blog.
  • Criar uma página “Sobre” é simples. Pode ser uma postagem ou uma página estática. O importante é que haja um link para ela na página principal do seu blog.

4. Nome do autor

coisas4Mais um elemento que eu sinto falta ao visitar um blog. Uma das características que diferenciam o blog de outros tipos de site é que seus artigos possuem o autor identificado. Assim, ao ler o artigo, você sabe quem o escreveu. Em blogs como um único autor, como é o caso do Gerenciando Blog, pode não ser necessário mostrar o nome em todos os artigos (embora eu tenha optado por fazer assim). Mas, o nome do autor faz ainda mais falta em blogs com diversos autores: sem essa informação, é impossível saber quem escreveu aquele artigo.

5. Lista de artigos mais lidos

coisas5Imagine a situação: alguém chega até a página principal do seu blog, seja por um link em outro blog, em um comentário ou em um diretório de blogs. Dificilmente ele encontrará sozinho aqueles artigos que você considera os melhores - e que justamente aumentariam a chance de que ele gostasse de seu trabalho e voltasse mais vezes. Uma lista com seus melhores artigos (ou os mais populares, ou os mais comentados) servirá como ótimo chamariz.
  • O Blogger oferece o gadget “Postagens populares”, que pode ser facilmente adicionado ao seu blog.
  • Também é possível utilizar códigos como o mostrado pela Clau no artigo Artigos mais populares na sidebar.

6. Links para redes sociais

coisas6Integrar o seu blog às redes sociais como o Twitter e o Facebook é essencial. E também é importante que você tenha em seu blog, em local visível, os links para essas redes. Caso contrário, dificilmente seus visitantes se darão ao trabalho de procurá-lo lá para adicioná-lo.

7. Artigos relacionados

coisas7Não é raro terminar a leitura de um ótimo artigo em um blog me perguntando “Será que há outros artigos relacionados aqui para eu ler?”. Por isso, terminar seus artigos mostrando uma lista de outros artigos de seu blog que tenham relação com o tema é uma ótima ideia. Isso mantém o leitor interessado, prendendo sua atenção por mais tempo. E, como citei no artigoLições tiradas das minhas 10 principais origens de tráfego, isso é eficiente: em meu caso, essa é uma das minhas principais fontes de visitas.
Há diversas formas para fazer isso:

8. Banner para divulgação

coisas8Ter uma banner para a divulgação do seu blog também é essencial. Se alguém visita seu blog e gosta muito dele, pode querer divulgar o seu trabalho. E o banner é uma ótima forma para isso: você ganha um link para o seu blog, contando ainda com a exibição de sua imagem ou logomarca. Há ainda outra vantagem: os banners geram links “follow”, enquanto um link simples em uma lista normalmente é “nofollow” (se não sabe do que estou falando, sugiro a leitura do artigo O que é Nofollow?).

9. Ícones para compartilhar em redes sociais

coisas9Também é importante ter em seus artigos botões para que seus leitores possam enviar os artigos diretamente para redes sociais. Quanto mais fácil for o compartilhamento, maior será a chance de que seu leitor divulgue os seus links.

Conclusão

A lista que mostrarei neste artigo é pessoal, o que significa que muitos discordarão dela. Como eu disse na introdução, ela foi gerada a partir de minha própria experiência ao visitar outros blogs. Pode acreditar: se esses elementos fazem falta para mim, com certeza farão também para outros visitantes.

E você, concorda com a lista? De que outras coisas você sente falta ao visitar um blog que não as tenha? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário