Em Construção: O Primeiro Bosque Vertical / Boeri Studio


 Bosco Verticales de Boeri Studio é um edifício de alta densidade que experimenta com a integração da paisagem com a fachada arquitetônica. As duas torres se encontram atualmente em construção em Milão, lidando com o conceito de recuperar a paisagem perdida pela cidade junto com melhorar a habitabilidade dos edifícios atuais.
Ambas as torres, de 80 e 112 metros de altura terão uma capacidade de 480 árvores médias e grandes, 250 pequenas, 16.000 plantas e arbustos; o equivalente a um hectare de bosque. 
As plantas crescem na fachada, assim como o fazem em um ambiente natural. Elas atuam de maneira similar como ocorreria em uma ‘fachada inteligente’, filtram a poeira do ar, absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio ao exterior, enquanto dão sombra e um microclima que refresca os meses de verão.
Fachadas 


Esta ‘recolonização’ urbana com espécies biológicas, além de gerar maior biodiversidade, cria um ambiente seguro para animais que encontram nestas espécies refugio e alimento. Isto leva vida à cidade, vida tipicamente exclusiva de parques e jardins. Além disso, Bosco Verticales contribuiria à mitigação de gases tóxicos, purificando o ar atmosférico. 
Esquemas 1


 seleção de plantas e a distribuição das mesmas se realizaram com extrema minuciosidade, de maneira a aproveitar ao máximo o sistema de irrigação.
A forma dos edifícios foi escolhida para ajudar a prevenir a expansão urbana, proporcionando aos residentes uma paisagem privada dentro de seus apartamentos e oferecendo as mesmas vantagens de viver em uma cidade. A proposta é o equivalente de 50.000 metros quadrados de bosque e casas de família em um entorno de expansão.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Boeri Studio (Stefano Boeri, Gianandrea Barreca, Giovanni La Varra)

Informação Complementar:

  1. Bosco Verticale Desenho Paisagístico: Emanuela Borio e Laura Gatti
  2. Supervisão de Obras: Francesco de Felice, Davor Popovic
  3. Desenvolvimento de Desenho: Gianni Bertoldi (coordenador), Alessandro Agosti, Andrea Casetto, Matteo Colognese, Angela Parrozzani, Stefano Onnis
  4. Desenho Esquemático e PII: Frederic de Smet (coordenador), Daniele Barillari, Marco Brega, Julien Boitard, Matilde Cassani, Andrea Casetto, Francesca Cesa Bianchi, Inge Lengwenus,Corrado Longa, Eleanna Kotsikou, Matteo Marzi, Emanuela Messina, Andrea Sellanes
  5. Desenho Detalhado Verdes : Emanuela Borio e Laura Gatti
  6. Estruturas: Arup Italia s.r.l.
  7. Desenho Instalações: Hilson Moran Italia s.p.a.
  8. Desenho em Detalhe: Tekne s.p.a.
  9. Desenho espaço exterior: Land s.r.l.
  10. Desenho Infra-estrutura: Alpina s.p.a.
  11. Administração (DL): MI.PR.AV. s.r.l
  1. Etapa de Desenho: 2006 – 2008
  2.  Etapa de Construção: 2008 – 2013



Fonte: http://www.archdaily.com.br/24818/em-construcao-o-primeiro-bosque-vertical-boeri-studio/01-12/

Comentários

Postagens mais visitadas