Arte é crime?

Soletre:   Absurdo

B - R - A - S - I - L

KASSAB PROÍBE DOAÇÕES DO PÚBLICO A ARTISTAS DE RUA

Arte é crime?

Os artistas de rua são aquelas pessoas que, na maioria das vezes, vivem de sua arte. Eles pintam o corpo, fazem malabarismos, tentam chamar a atenção de quem passa apressado na correria do dia-a-dia. Tentam impressionar pelo seu talento e criatividade, tocando a sensibilidade ou evocando lembranças naqueles que passam. De forma alguma, os artistas de rua obrigam o outro a contribuir com o seu trabalho. A contribuição é voluntária e vale o quanto aquela manifestação artística representa para quem vê.

Além de não atrapalhar a ordem pública, o artista de rua dá um colorido a mais para a paisagem, deixando-a mais alegre, divertida, sutilmente artística e renovada. Às vezes, as pessoas podem até se sentir incomodadas, o fato é que o artista de rua não as incomoda, ele pede indiretamente por meio da arte, mas não interpela ninguém, as pessoas são livres para olhar se quiserem, para contribuir se acharem que ele merece, para passar sem sequer inclinar a cabeça. O artista é livre e respeita a liberdade do outro.

Já o prefeito de São Paulo. Gilberto Kassab, parece desconhecer o significado da palavra liberdade. Em recente decisão, ele disse estar proibida a contribuição dada pelo público aos artistas de rua. O argumento para tal intromissão é de que o artista está usando a via pública para benefício privado, lucrando sem sequer pedir autorização.

Trata-se de um tipo de alegação sem o menor sentido. Os artistas de rua sempre existiram desde as civilizações mais antigas e as pessoas sempre contribuíram da forma que lhes fosse mais atraente. A rua é um espaço público por excelência, assim, o argumento da prefeitura de São Paulo não se sustenta, afinal, ela se baseia no caráter público de um espaço para perseguir o artista de rua, mas ela mesma ameaça esse caráter público quando tenta estabelecer ordens e leis que o tornam cada vez mais de domínio privado.

O artista não privatiza nada. Ele precisa ganhar para sobreviver. Já o poder público quer controlar a tudo e a todos, nas ruas e, daqui a pouco, dentro de nossas próprias casas!

Essa filmagem aconteceu no RJ, mas vale para ilustrar o momento:
Fonte: glaucocortez.com

Comentários

  1. Com tanta coisa pra fazer, tantos assuntos sérios precisando de atenção, como por exemplo a situação crítica da saúde pública, ou a questão do tráfico de drogas, e até mesmo a pirataria comercializada facilmente na frente das autoridades inclusive, ou quem sabe a urgência de uma solução para os fatores ambientais que estão num estado lamentável, o Kassab vai atrapalhar a vida desses artistas? Logo eles, que não estão atrapalhando em absolutamente nada? E pelo contrário, estão contribuindo com a sociedade, levando ARTE da forma mais pura, simplória e admirável possível? Esses trabalhadores fantásticos, de uma humildade admirável? Cara, TNC Kassab! Vai procurar pulga em peixe! Mas que nojo dessa proibição dele... Vai proibir peido no elevador, ô Kassab! Vai fazer alguma coisa ÚTIL, mas por favor, para de ser escroto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas