10 passos para criar um bom blog

Preparei esse tutorial com o básico para que você comece um blog com o pé direito, espero que possa te ajudar com isso. Então vamos lá... Olha isso:

1- Acredite na sua ideia.
A melhor dica que eu posso te dar é essa, se você acreditar na sua ideia ela terá uma chance bem maior de dar certo. Não importa o que os outros digam acreditar no seu produto e não desistir dele é o primeiro grande passo para ter um blog de sucesso.

2- Endereço.
Muita gente cria blogs com nomes pessoais como www.julianadasilva.blogspot.com.br, o que é um erro gigantesco. A menos que você seja Paulo Coelho, Arnaldo Jabor, William Bonner ou qualquer outra celebridade, as pessoas não vão procurar seu nome na internet. Você precisa de um endereço impactante, algo que as pessoas procurem no Google, algo que quando elas lerem o nome irão querer clicar e saber o que é, algo que chame a atenção e facilmente seja gravado na memória. É preciso um pensamento voltando ao marketing pra ter um bom blog. Hoje está muito na moda colocar nomes idiotas como: NãoSalvo, Manolagem, JacaréBanguela, KibeLouco e talz... Particularmente acho esses nomes muito infantis, mas tem dado muito certo para eles.

3- Template.
Sabe usar o HTML? Eu também não sabia, aprendi enquanto configurava o templete do HumorComConteúdo.com.br e se eu consegui você também pode conseguir. Nada de usar templates do próprio blogspot, é tão feio quando você entra em um blog e vê aquele template que todo mundo usa, logo de cara eu já perco o interesse pelo blog. Então procure no Google um bom templete para blogspot, instale e configure. É bem mais difícil configurar os templates que você vai encontrar, mas eles deixam seu blog com um ar de profissional logo de cara. Há vários tipos de templates, com certeza achará um que se encaixe no perfil do teu blog.

4- Conteúdo.
O que postar? Poste algo que você gostaria de ler, mas que não encontra na internet. Faça algo diferencial. Crie seu próprio conteúdo e quando pegar o conteúdo de outro site coloque a fonte e o autor, pois se o leitor ver que você está plagiando ele provavelmente não voltará ao seu blog, mas se for uma citação não haverá problema. Em todos os posts coloque imagens, textos e quando possível também coloque vídeos, assim você agradará gregos e troianos.

5- Divulgação.
Agora que o seu site está pronto, é hora de divulgar. Comece pelas redes sociais como Twitter, Facebook, Google+ e o que mais você usar. O Twitter está morrendo, o Google+ nunca foi forte e o Facebook é o que há. No Facebook crie uma pagina para seu blog, convide todos seus contatos e coloque essa pagina também na aba lateral do seu blog(como fiz com esse) assim quem acessar o blog poderá se inscrever direto na comunidade. Divulgue em grupos de amigos, na sua página e na sua time-line. Tente não ser chato, uma divulgação agressiva não é o caminho, pois assim você acaba incomodando os outros usuários da rede. Troque banners com outros blogs, assim ele divulgará você e você divulgará ele. 

6- Blogosfera.
Participe de redes de blogs como o Ocioso. "Mas Marcelo você não participa dessas redes e nem tem banner de nenhum outro site em seu blog, por que?" Sou um caso especial, não é hora ainda. Mas continuando... Participar de uma blogosfera é muito bom, pode dar 10 mil acessos em um único post de uma hora pra outra, o que é muito bom para um blogueiro que esta começando.

7- Não foque em lucro.
"A mas fulano ganha dinheiro com o blog dele, por que eu não posso ganhar com o meu?" Porque você está começando e as propagandas sujam seu blogue. Você teria que ter muitos acessos para seu blog gerar algum dinheiro então esqueça isso no começo, pense em lucro apenas quando estiver com um bom numero de acessos.

8- Leia.
Para escrever bem é fundamental que você leia bastante. Muito! Mantenha uma rotina de ler 50 páginas por dia, assim em uma semana você terá lido 3 livros e escreverá ainda melhor. Sei que parece papo de professora de literatura do ensino médio, mas é verdade. Comecei a ler mais esse ano e minha escrita tem melhorado bastante.

9- Frequência de postagem.
Post todos os dias, pelo menos 1 post diário. Quanto mais você blogar mais seu blog irá aparecer nos resultados de busca. Blogue todo dia para manter seus leitores sempre ativos. Eu trabalho de 11 as 17 e estudo de 18 as 22, mas mesmo assim tenho postagem todos os dias. Isso é só um exemplo de como é possível postar todos os dias mesmo estando atarefado.

10- Deu errado? Não desista.
Se quiser aumentar seu percentual de sucesso, aumente primeiro seu percentual de fracasso. Errar faz parte, você pode encarar isso como uma coisa ruim ou como um aprendizado para começar de novo e dessa vez ainda melhor, pois agora você sabe que do outro jeito dá errado.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas